Foxfire Metals: Descoberta de Terras Raras e os veículos elétricos

Foxfire Metals Ltda, empresa exploradora e desenvolvedora de oportunidades brasileira emergente, anunciou no começo de março a descoberta de elementos de terras raras no Vale do Lítio Brasileiro, norte do estado de Minas Gerais. Apesar do nome, são reservas que se encontram em abundância e seus elementos se encontram em diversos tipos de minerais

Foto: Gov.br.

Foxfire Metals Ltda, anunciou que através de seus resultados laboratoriais, foi constatado Elementos de Terras Raras (ETR) com valores anômalos de até 3050 ppm e valores elevados de lítio, rubídio, nióbio e zircônio.

Esses resultados provindos de ensaios em amostras de solo e rocha foram coletados em 13 locais, em uma área total de aproximadamente 3.500 hectares e, ainda, foi observado Li em 90% das amostras. Segundo o CEO da Foxfire Metals, essa descoberta aponta um grande avanço e é extremamente importante além de potencialmente revolucionária para a região conhecida como “Vale do Lítio Braseiro”.

O Brasil possuí recursos de lítio mapeados em alguns estados brasileiros como Minas Gerais, sendo o quinto maior produtor dessas substâncias no mundo. De acordo com Serviço Geológico do Brasil (SGB), em um estudo realizado em 2016, as reservas lavráveis de lítio no país chegavam a um milhão de toneladas.

É importante lembrar que uma das principais matérias-primas para a fabricação de baterias para veículos elétricos são os elementos terras-raras, provindo da mineração. Ao invés de motores de combustão, os carros elétricos utilizam uma corrente elétrica através de baterias.

Dessa forma, não há necessidade de abastecimento, o que polui menos tanto na sua produção como no descarte dos componentes. Esse mercado possuí um potencial de crescimento para os próximos anos, podendo chegar a milhões de veículos circulando.

Essa descoberta pode relacionar ainda mais a atividade minerária a um futuro sustentável. Por ser uma das regiões de lítio mais prospectivas do mundo, com localização no principal distrito produtor de lítio no Brasil pode ampliar a exploração de ETR’s e a expectativa de investimento é alta.

Assim, os órgãos reguladores não devem medir seus esforços para estreitar as relações para que o Brasil faça parte da solução global e não seja somente importadores de carros e baterias.

No início de ano de 2023, o enfoque foi o bilionário Elon Musk, tendo seu nome envolvido na “Corrida pelo Petróleo Branco”. A busca por maiores reservas de lítio faz com que grandes empresas como Sigma Lithium (SGLM) e Vale (VALE3) que têm atuação do Brasil, sejam alvo até mesmo do dono do Twitter.

O interesse principal de Elon Musk é se tornar cada vez mais independente de empresas fornecedoras de lítio. A Tesla, uma de suas empresas, já é compradora da mineradora Vale (VALE3), o que ressalta em um mercado competitivo, ser primordial deter a maior disponibilidade deste bem mineral.

Fonte: Minera Brasil, Serviço Geológico do Brasil (SGB), Ministério de Minas e Energia.

#terrasraras #mineraisbrasileiros #lítio

GOSTOU DESTA NOTICIA, deixe um comentário

06